sexta-feira, 1 de junho de 2012

A historia do circo e a Chegada do circo ao Brasil

                 

                       A Historia do Circo 


A mais de 4000 anos a apresentações circenses mas o circo que conhecemos hoje só começou durante o Império Romano. O primeiro Circo foi chama de Circus Maximus , que foi inaugurado no século VI a.c, com capacidade para 150.000 pessoas.A atração principal eram as corridas de carruagem, mas, com o tempo, acrescentou-se as lutas de gladiadores, a apresentações de animais selvagem, e pessoas com habilidades como engolir fogo. Destruído por um grande incêndio, esse anfiteatro foi substituídos, em 40 a.c pelo Coliseu.

 Foi só na Inglaterra do século XVIII que surgiu o circo moderno, com seu picadeiro circular e a reunião das atrações que compõem o espetáculo ainda hoje. Cavaleiro de 1 001 habilidades, o ex-militar inglês Philip Astley inaugurou, em 1768, em Londres, o Royal Amphitheatre of Arts (Anfiteatro Real das Artes), para exibições eqüestres. Para quebrar a seriedade das apresentações, alternou números com palhaços e todo tipo de acrobata e malabarista.

O sucesso foi tamanho que, 50 anos depois, o circo inglês era imitado não só no resto do continente europeu, mas atravessara o Atlântico e se espalhara pelos quatro cantos do planeta.


                                       A Chegada do circo ao Brasil 


                          

No Brasil, a historia do circo esta muito ligada á trajetória dos ciganos em nossa terra, um vez que, na Europa no seculo XVII, eles eram perseguidos. Aqui, andavam de cidade em cidades a vontade, aproveitavam as festas religiosas para exibirem suas agilidades com cavalos e seus talento ilusionistas.

Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do publico de cada localidade e o que não agradavam era imediatamente tirado do programa.

Mas o circo com suas características itinerantes apareceu no Brasil no final do seculo XIX.Instalando-se nas periferias das cidades, visava as classes populares e tinha os palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo. 



















Um comentário: